Fitoplâncton filosófico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ética - Estudo I: Ética x Moral

2 participantes

Ir para baixo

Ética - Estudo I: Ética x Moral Empty Ética - Estudo I: Ética x Moral

Mensagem  Ablankzin Ter Abr 21, 2009 7:08 pm

Bem,

Estou tendo aulas de ética na faculdade e uma pergunta que não me sai da cabeça é a diferença entre ética e moral, duas palavras tão parecidas que chegam a ser sinônimos. Mas entre elas existe uma diferença muito grande no meu ponto de vista. Sempre que estou pensando sobre a definição de alguma palavra eu gosto de olhar o que o dicionário fala sobre esta palavra então vamos lá:

Definição de ética pelo dicionário Aurélio:
Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal.

Definição de moral pelo dicionário Aurélio:
Conjunto de regras de conduta e de hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada.

Bem, aqui temos uma definição dada pelo dicionário, apartir daí podemos tirar algumas conclusões. Moral no meu ponto de vista são todos os conceitos que nos são passados desde que nascemos, ou conceitos que adiquirimos por nossas experiências, por exemplo quando estamos crescendo nos é colocado que andar sem roupa é errado e que é imoral andar sem roupa, mas agora vamos analisar um índio que cresce sem esta preocupação(antigamente porque agora indios usam roupa de marca!), desde que ele nasce ninguem fala para ele que é imoral ou errado andar sem roupa e ele anda, agora você anda sem roupa? Não pois com este conceito você tem vergonha de andar sem roupa, andar sem roupa é imoral e a imoralidade causa vergonha. Ética diferentemente da moral a ética depende de você, ou seja, a ética é um conjunto moral que é oferecido a você e que você tem uma opção por seguir e não seguir, por exemplo, quando escolhemos seguir uma profissão, temos um código de ética que não nos foi imposto de forma que não poderiamos deixar de aceitar, se segue o código e sofremos as consequências das nossas escolhas.

Vamos discutir, eu acho que isto é tudo que eu tinha para falar, no proximo irei falar de Praxis e Tecnica que são coisas que estão perto deste assunto.

Ablankzin.

Ablankzin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/02/2009

https://philosophia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ética - Estudo I: Ética x Moral Empty Re: Ética - Estudo I: Ética x Moral

Mensagem  JackWaters Ter Abr 21, 2009 7:17 pm

Muito bom artigo!

Bem, os meus conceitos de moral e ética são os seguintes:

Moral - São todos os valores específicos de uma determinada sociedade/cultura, como por exemplo não andar pelado, não comer de boca aberta, nao ouvir musica alta à noite, apr anao incomodar os vizinhos, etc.

Ética - São valores universais para a boa convivencia entre quaisquer seres humanos, seja do brasil ou da China. Tais como: Não matar, não roubar, não estuprar, etc.


A moral varia de acordo com o tempo e a sociedade, a ética é atemporal e universal.

JackWaters
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 21/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos